terça-feira, 11 de setembro de 2012

VIDA POLÍTICA

 A alternância no poder entre  as oligarquias agrárias
1889 a 1930 - o primeiro período da república é assim conhecido pelos historiadores 

existem dois outros tipos de denominação usadas pelos históriadores para definir esse periodo também que são :
- Republica da Espada que vai de 1889 a 1894 que foi na presença do governo militar de Deodoro e Floriano
-República da Orligárquica e a República do Café com Leite que destacam o predomínio das oligarquias agrárias e os principais estados que se destacam sao Minas Gerais  ( como grande produtor de leite ) e São Paulo ( como grande produtora de café )
1889 a 1894  Deodoro de Fonseca e Floriano Peixoto foram responsáveis pela instalação e consolidação do regime republicano .
1894 - o País começa a ser governado por  civis Prudente de Morais toma posse .

Sistema Eleitoral

1881 - uma lei proibiu analfabetos a votarem .
1891- acaboou com as exigências de renda para eleitores e o voto aberto masculino para maiores de 21 anos , as mulheres , mendigos , analfabetos , padres, e os soldados ficavam sem o direito de voto . O número de eleitores cresceu mais nao chegou a alcançar por 10 %.
Na primeira república as mulheres e os pobres eram excluídos das eleições .
1881 - a exclusão que mais se descacou foi o analfabetismo e a renda economica destacou  dos que eram exclusos do voto .

Voto Aberto

Com o passar do tempo  as pessoas exclusas ao voto tiveram que enfretar o voto aberto não secreto , porém, tiveram que enfrentrar também um grande problema os chefes políticos locais podiam conhecer o voto dos eleitores podendo manipula - lós ou pressioná - los .
Na época nao tinha Justiça Eleitoral independente que pudesse ver qualquer irregularidade nas eleições , o que tinha era um Concresso Nacional que julgava os resultados  .
Uma  típica pratica que acontecia com as Comissões Verificadores era a DEGOLA que  é a pratica de impedir o candidato a assumir o cargo que foi eleito .

Coronelismo

Nos primeiros anos de República foi dominada por grandes chefes ou líderes políticos das cidades ou regiões  essas praticas ficaram conhecidas como CORONELISMO .
Os fazendeiros eram oferecidos aos postos de comando da Guarda Nacional, em que recebeiam o título de coronel . Mesmo depois da exitnção da Guarda Nacional em 1918 os títulos ainda eram atribuídos aos grandes proprietarios de terras da Primeira República .

Uma sociedade Rural
Na Primeira República a maioria da  população morava em área rural e se dedicava á atividade agrícola  .
Nessa sociedade predominantemente rural  as pessoas viviam de forma miseravel , dependia dos favores dos seus patrões . Quando adoeciam era uma forma em que os coronéis criavam para fazerem uma relação de dependência  e o controle entre eles .
 Clientelismo
O poder que os coronéis tinham sobre as pessoas passavam dos limites , era tratados sob pressão onde estavam sujeitos a qualquer tipo de situação .
coronelismo é a prática dos coronéis de premiar com favores públicos o grupo de pessoas apadrinhadas que lhes demonstrava fidelidade politica
Voto de Cabresto

Em troca de favores os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos que eles incavam . Quem ousasse ir contra ficava sujeito a violencia de capangas ou jagunços que trabalhavam para os coronéis sofrendo assim qualquer tipo de ameça a população nunca ia contra pois dependia dos coronéis para sobreviverem .
Como o voto não era secreto os jagunços ou os capangas  ficavam controlando os votos dos eleitores assim ficava mais dificil a tarefa de ir contra .
O voto sobre pressão ficou conhecido como CABRESTO , uma expressão popular que significa voto induzido , imposto que não expressa a vontade do eleitor .

Fraudes eleitorais 


Como na época não tinha Justiça Eleitoral ficava mais facil fraudar as eleições alguns tipos de fraudes usadas na época são :

- Falsificação de documentos , para menores e analfabetos poderem votar ;
- Inscrição de pessoas falecidas como eleitoras ;
- Violação de urnas e adulteração das cédulas de votação ;
- Contagem errôneas dos votos , com favorecimento do candidato do coronel .

Base da estrutura de poder  .

Era básicamente uma troca de favores  . O coronel mais influente e poderoso em cada município ou reigao estabelecia uma aliança entre outros coroneis mais influentes . Sendo eleito , o governo retribuía com verbas e favores nas áreas de influências de seus coreligionários .
Por causa dessas alianças , o poder político de cada estado tendia a permanecer nas mãos de um grupo só pois no final de cada mandato eles passavam o poder para algum parente ou correligionário . O coronelismo tinha um papel muito importante que era costurar o fio das alianças na base da troca de favores , da dependência politica pessoal e  da corrupção  .
Em outros estados o coronelismo atuava diferente , em várias regiões do interior do nordeste os coronéis tiveram muito poder organizando até mesmo tropas militares . Já em São Paulo, Minas Gerais e no Rio Grande do Sul a força do coronelismo dissolveu  nas estruturas de poder ex : o partido político , a administração do governo estadual, etc .

Políticas dos governadores .

Campos Sales foi o segundo presidente civil da República nos anos de ( 1898 a 1902 ) foi um dos principais articuladores do sistema : politica de governo que era basicamente uma aliança entre governadores de estado e governador federal .
Esse sistema de modo geral era uma troca de favores , o governo de estado dava seu apoio ao governo federal ajudando a eleger um politico mais favoravel , sendo assim eleito apoiava os governadores concedendo mais verbas ao estados , empregos e favores aos seus aliado .

Política do café com leite

São Paulo e Minas Gerais eram os dois estados que lideravam o política dos governadores .  Nesses estados respectivamente se tornou dois partidos politicos que foi o PRP (Partido Republicano Paulista ) e o PRM (Partido Republicano Mineiro) .
Quase todos os presidentes da Primeira República foram  eleitos com o apoio do PRP e do PRM .
A expressão POLITICA CAFÉ COM LEITE , nasceu pelo fato de São Paulo ser o primeiro estado em produção de café  e Minas Gerais destacava -se na produção de leite .

VIDA ECONÔMICA . 

A produção agroexportadora .

Os principais produtos agrículas de exporação eram : açucar , algodão, barracha e o cacau sofreram uma dura concorrencia entre os outros países se tornando -se então um só produto exportado que era o café .

Café .

Sem concorrência de peso o café era um dos produtos mais exportados do Brasil, com cerca de 50% e chegou a abastecer dois terços do mercado mundial  durante todo o período da Primeira República .

Crises de superprodução .

Com o grande afluso de mão de obra imigrante europeia os cafeicultores aumentaram desmedidamente as plantações , o consumo ultrapassou a demanda , e no inicio do século XX  a economia cafeeira começou a enfrentar uma grande crise a de superprodução , coma oferta maior que   a procura . Os preços caiam e acumulavam - se imensos estoques .Em 1905 os estoques chegou a 11 milhões de sacas de 60 kg cada uma , quantidade que representava 70% dos consumo mundial de um ano .
Convênio de Taubaté .
Em 1906 realizaram uma reunião para poder encontrar  uma solução ao problema da crise de superprodução , receberam o apoio de parlamentos federais e dos governadores dos estados ( Minas Gerais , Rio de Janeiro e São Paulo ) . Nessa reunião chegaram a várias sugestões para tentar resolver o problema da superprodução , as principais propostas eram :
- O governo compraria a produção de café que ultrapassasse a procura do mercado ;
- Esse excedente seria estocado pelos governos estaduais para ser vendido quando os preços se normalizassem ;
- Os recursos para a comprar esse café viriam de empréstimos contraídos  no exterior pelo governo ;
- O governo adotaria medidas para desestimular o sugimentos de novas plantações .
As propostas foram aceitas pelo governo de Afonso Pena , os preços não caiu , e os cafeicultores não tiveram prejuizos . Já o governo continuava comprando café aumentando os seus estoques e nunca surgia uma oportunidade de vender esse produto para o mercado exterior .
Alguns cafeicultores continuaram plantando em  uma larga escala , o prejuízo tornou -se um problema do governo pois os cafés eram vendido ao governo o lucros deles estavam garantidos eles até investiam no setor industrial .

Açúcar : consumo interno .

O primeiro produto agrícola brasileiro exportado duranto o período colonial foi o açúcar que sustentou a exportação até os anos de 1830. Perdeu essa posição por causa da concorrência e da grande produção de café no Brasil .
O açúcar produzido no Brasil passou a ser destilado , cada vez mais no mercado interno pois  a Cuba e Porto Rico começaram a produzir açúcar de cana .

Algodão : indústria nacional .

Com o algodão também ocorreu quase o mesmo com o café , ele chegoou a oculpar o segundo lugar na pauta de exportação brasileira durante o Primeiro Reinado entre 1821 e 1830 .
Os Estados Unidos começou a prduzir algodão com isso foi conquistando o mercdo internacional devido o seguinte :
- Menor distância entre Estados Unidos e Europa
- Melhor qualidade de produção estaduniense .
Em 1861 - 1865  durante  a Guerra de Secessão o EUA bloqueou a exportação de algodão do sul . O Brasil aproveitou a oportunidade e supriu todas as necessidades européis , voltando a ser o segundo lugar na pauta de exportações em 1861 e 1870 .
Borracha : época de glória .

1886 a borracha viveu seus anos de gloria na Primeira República .
1840 o produto cresceu sua procura nos países industrializados
Na Amazônia encontrava-se a  maior reserva de seringueiras do mundo e o Brasil começou a suprir progressivamente quase toda demanda mundiao de borracha .
Em 1891-1918 a borracha ficou em segundo lugar nos produtos mais exportados do Brasil superando apenas o café .
Em 1903 começou a ocorrer conflitos na região amazônica com as autoridades bolivianas . O governo brasileiro aproveitouo  a oportunidade para negociar a incorporação dessas áreas do Brasil mediante ao pagamento de 2 milhões de libras esterlinas e a concessão de outros benefícios .

Declínio da borracha .

Com o passar do tempo os problemas começaram a aparecer , o acesso elevava os custos da extração sendo assim a produção brasileira não conseguiu atender a demanda do mercado internacional , e crescia cada vez mais a necessidade do produto .
Em 1920 a borracha não teve mais lugar no mercado internacional , esse quadro mudou apenas na Segunda Guerra Mundial onde os produtores viveram um breve impulso exportador .
Cacau : crescimento e queda

Com o cacau aconteceu basicamente a mesma coisa que a borracha . Durante a Primeira República houve um crescimento de exportação  na Europa e nos EUA . Mais os ingleses decidiram investir em produção de caca e em pouco tempo conquistou os mercados internacionais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário