segunda-feira, 24 de setembro de 2012


Rei do Cangaço
Ente os mais conhecidos grupos de cangaceiros destacaram-se o de Antônio Silvino (1875-1944) e o de Virgulino Ferreira  mais conhecido como lampião (1897-1938) considerado o rei do cangaço. Ele e sua  mulher Maria bonita ( que vivia com o bando ) se tornariam os personagens mais famoços do cangaço .

REVOLTA NO RIO DE JANEIRO 
Mobilizações na capital da República

Nem todas as revoltas da Primeira República ocorreram no interior do pais e nos campos . Em algumas das maiores cidades especialmente na capital da República Rio de Janeiro - Também ocorreram diferentes movimentos populares ou de certos grupos que se sentiam oprimidos pela ordem social vigente .

Revolta da Vacina (1904) 

No início do século  XX a população  do Rio de Janeiro enfrentava graves problemas socials ( muita obreza e alto índice de desemprego ) e de saneamento ( existência de manques , lixo amotoando nas ruas ratos e mosquitos transmissoras de doenças ) .

Reforma da  Capital 
Paralelamente a esse greve situação social era desejo dos primeiros governos republicanos transformar o Rio de Janeiro na capital do progresso, uma espécie de cartão postal que mostrasse ao país e ao mundo o novo tempo traduido pela República .
Campanha de vacinação
O governo federal concentrou quase todas as suas atenções e recursos na reforma da Capital. O combate as epidemias locais foi também um de seus principais objetivos . Nesse contexto e que o médico sanitarista Oswaldo Cruz diretos da saúde pública convenceu o presidente a decretar a lei da vacinação obrigatoria contra a variola .

Explorasão popular 
O descontentamento das pessoas afetados peloa demolição do governo e a obrigatoridade da vacinação provocaram o período de 10 a 15 de novembro de 1904 uma  grande revolta popular nas ruas do Rio de Janeiro .

Descontentamento e revolta dos excluidos 
A avenida central foi aberta em 1905 . A varíola desapareceu da cidade com a vacinação em massa obrigatoria .
O cais do porto foi remodelado e reequipando.

Revolta da Chibata (1910) 
Seis anos depois da revolta da vacina , em 22 de novembro dde 1910 explodiu outra enssurreição no Rio de Janeiro . Aproximadamente 2 mil membros da marinha brasileira liderados pelo marinheiro João Candido revelaram contra os castigos físicos que recibiam nesa instituição dando ínicio ao episódio que ficou conhecido como revolta da chibata .

Chibatadas 
No ínicio do século XX a marinha do Brasil ainda mantinha em seu codigo disciplinar normas que remontaram aos séculos XVIII e XIX . Entre elas estava a punição dos marinheiros por falta graves como 25 chibatadas .

Explosão da Revolta  
Quando o encouraçado chegou a baía de Guanabara sua  sua tripulação amotinou-se primeiro os revoltosos tornaram o comando de Minas Gerais sendo em seguida acompanhados pelos marujos dos encouraçados São Paulo, Bahia e Deodoro que também assumiram o controle de seus respectivos navios .

Reação do Governo 
Sob a mira dos canhões e ápos alguns disparos o governo respondeu depois de quatros dias de muita tensão que atenderia a todas as suas exigências dos marujos . Rapidamente a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que punha fim as chibatas e anistiava ( perdoava ) os revoltosos ja que o matém no direito militar e considerado um crime contra a disciplina  .

Tenentismo (1922-1926) 
Uma década depois da revolta da chibata seguia crescendo o descontentamento de diversas camadas sociais com o tradicional sistema oligarquico que dominava a política brasileira .
Esse descontentamento era particularmente notado entre as populações dos grandes centros urbanos que não estavam diretamente sujeitos ás pressões dos coronéis .

Revolta do Forte de Copacabana (1922)
A primeira revolta tenntista teve ínicio em 5 de julho de 1922 na forte de copacabana que contava com uma tropa de aproximadamente 300 homens .
Os revoltosos do forte desidiram impedir a pose do presidente Artur Bernades .

Revolta de 1924
Dois anos depois da revolta do forte de copacabana ocorreram novas rebeliões tenentistas em regiões como Rio Grande do Sul e São Paulo . O presidente paulista viu-se obrigado a fugir da capital para  uma localidade proxima de onde pode organizar melhor a reação contra os rebeldes , recebendo reforços militares do Rio de Janeiro , preparou uma violenta contraofensiva .

Coluna prestes (1924-1926)
As forças tenentistas de São Paulo e do Rio Grande do Sul uniram-se em foz do Iguaçú no Paraná e decidiram percorrer juntas o país em buca de apoio popular para novas rrevoltas contra o goverrno , sob a liderança de Miguel Costa e Luiz Carlos Prestes .

MODERNISMO 
Afirmação da Cultura Brasileira .
O ano de 1922 foi marcado por importantes acontecimentos políticos no canário nacional  como a primeira revolta dos tenentes e a fundação do partido comunista brasileiro . Esse espírito ou contestação e mudança atingiu também o universo cultural  .

Semana da Arte Moderna .
O movimento modernista teve como marco iniciou a semana de arte moderna realizada na cidade de São Paulo entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922 .
Tendo como palco o teatro Municipal de São Paulo a semana  contou com recitais de poesia exposições de pintores e escultura festivas de música e confêrencia sobre arte  .

Propositores Modernistas .
Um dos principais objetivos do movimento modernista era reagir criticamente contra os padrões considerados arcaicos de nossa arte ( pintura , escultura, literatura ) a invasão cultural estrangeira que despersonalizava a expressão artística no Brasil .

2 comentários: